Comunicado - Acionamento de sirenes para teste em Santa Bárbara
Testes ocorrerão em Carrapato, Brumal e Barra Feliz
Publicado em 20/02/2019 16:20 - Atualizado em 07/03/2019 14:36
A pedido da empresa AngloGold Ashanti, a Câmara Municipal de Santa Bárbara - MG informa aos moradores de Barra Feliz, Carrapato e Brumal que haverá, nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro de 2019, TESTES DAS SIRENES DE EMERGÊNCIA. A empresa ressalta que a ação ocorre em atendimento às normas legais da mineração e que, por se tratar de um TESTE FUNCIONAMENTO E EFICIÊNCIA, não há razão para pânico.
De acordo com informações recebidas, os moradores da região ouvirão a seguinte mensagem: “ATENÇÃO! ESTE É UM TESTE DA SIRENE DO SISTEMA DE ALARME”. Neste caso, a população não necessita parar suas atividades, conforme divulgado pela AngloGold Ashanti no comunicado:
LEIA AS INFORMAÇÕES ENVIADAS PELA EMPRESA:
AngloGold Ashanti realiza teste de sirenes em Santa Bárbara
Ação faz parte do Plano de Ação Emergencial da empresa e visa a averiguar eficiência do sistema. Moradores não precisam paralisar suas atividades
A AngloGold Ashanti reagendou, para os dias 25, 27 e 28 de fevereiro, a série de testes de seu sistema de sirenes de emergência de barragem Córrego do Sítio II, em Santa Bárbara (MG). A ação seria realizada, originalmente, entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro, mas foi adiada, em respeito aos moradores para que o teste não fosse confundido com uma situação real, por causa do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
O objetivo dos testes é avaliar o funcionamento do equipamento, parte do Plano de Ação Emergencial de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa. Trata-se de uma exigência legal para todas as empresas de mineração que possuem barragens. Assim, os moradores podem manter suas atividades normais durante o acionamento do alarme, sem necessidade de se deslocar do local em que estiverem.
Veja a localidade e a data dos testes de cada torre de emergência:
25/02 (segunda-feira)
Torre 6 (próxima ao Haras – bairro Praia): 10h às 12h
Torre 5 (instalada na Serra – comunidade de Barra Feliz): 16h às 18h
27/02 (quarta-feira)
Torre 4 (em frente ao Supermercado Trevo, na comunidade de Barra Feliz): 10h às 12h
Torre 3 (Rua Carrapato – comunidade de Barra Feliz, próximo à casa do Lourival): 16h às 18h
28/02 (sexta-feira)
Torre 2 (próximo ao trevo da MSOL/Jaguar, na comunidade de Brumal): 10h às 12h
Torre 1 (próximo à barragem de CDS II – Próximo a ETA): 16h às 18h
Vale salientar que as barragens da empresa estão estáveis e não apresentam riscos. “Buscamos nos antecipar em relação às exigências legais. Nosso empenho está em trazer segurança e tranquilidade às comunidades que vivem próximas aos nossos barramentos”, salienta Guilherme Peixoto, gerente de Metalurgia da Unidade Córrego do Sítio da AngloGold Ashanti.
Córrego do Sítio I
A barragem de Córrego do Sítio I também conta com torres de sirene. Os testes serão realizados nas próximas semanas, com comunicação prévia à comunidade envolvida.
Encontros anteriores
Desde 2016 a AGA vem realizando encontros com a comunidade para apresentar o processo de gestão de barragens e tirar dúvidas sobre o procedimento de segurança. Em 2017 as ações foram intensificadas, incluindo reuniões sobre o PAEBM e visitas à barragem da empresa para conhecerem as estruturas. Em junho de 2018, moradores de Carrapato receberam o simulado e, em agosto, foi a vez da comunidade de Brumal. Já em outubro, a ação foi realizada na comunidade de Barra Feliz. O simulado para a comunidade de Sumidouro está programado para o primeiro semestre deste ano.
Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500 (de segunda a sexta-feira, no horário comercial). A empresa está sempre aberta ao diálogo e se põe à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.
Visita das comunidades às barragens
Ouvir, esclarecer dúvidas e apresentar as medidas de segurança para suas barragens. Com esses objetivos em foco, a AngloGold Ashanti tem recebido dezenas de moradores e representantes do poder público para conhecer nossas estruturas em Nova Lima, Sabará e Santa Bárbara, em Minas Gerais, e Crixás, em Goiás.
Nos encontros, a empresa esclarece a comunidades sobre os diferenciais de cada barragem, evidenciando as estruturas estão estáveis e seguras, e que são monitoradas permanentemente. Além disso, mostra que são adotados os melhores padrões e normas nacionais e internacionais. Os fatores de segurança de todas as nossas estruturas estão acima da recomendação dos órgãos reguladores.
Sobre a AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos Estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 13 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johannesburgo, Nova York, Austrália e Gana.
Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.
por Assessoria de Comunicação Social - CMSB